DESIDERATA (versão Cósmica)

Poema “DESIDERATA”, em sua versão Cósmica

Do Latim, DESIDERATA: “coisa desejada”. Este texto é a Fonte cósmica na qual o autor norte-americano, Max Ehrmann, inspirou-se em 1927 para escrever seu famoso poema DESIDERATA. Leia a nova versão abaixo, compare-a com a antiga/original (Link fornecido ao final *) e tire suas próprias conclusões. No intuito de instigá-lo, um breve comparativo entre as 2 versões é apresentado mais adiante, apenas para que você perceba a sutileza daquilo que vem da Consciência (e que fará toda a diferença na vida de quem estiver aberto e disposto a realinhar seu foco com o dessa perspectiva mais elevada).

D E S I D E R A T A – Versão Cósmica (nova)

••••••••••••••••••••••••••••

“CAMINHE PLACIDAMENTE entre o ruído e a pressa, e lembre-se de quanta paz você pode encontrar no silêncio. Silêncio externo, mas principalmente silêncio interno na quietude da sua alma.

 

Tanto quanto possível, e sendo fiel aos seus verdadeiros valores (errôneos ou não), procure estar em harmonia com todas as pessoas, com todas as coisas e situações, com todos os Seres, porque assim você se torna forte e imbatível diante dos desafios da vida; e nada, eu lhe asseguro, nada pode lhe causar um dano real.

 

Expresse sua verdade de maneira silenciosa e clara, não apenas com palavras, mas principalmente com atitudes, exemplos e ações, e ouça os outros, inclusive os aparentemente ignorantes ou pouco interessantes, porque eles também têm sua própria história e, de alguma forma, podem lhe ser úteis.

 

Naturalmente, se você vive a partir do seu Eu Maior, então nem mesmo pessoas arrogantes ou agressivas podem prejudicá-lo, porque elas também são expressões da mesma Fonte Divina que originou você. E nunca se compare a ninguém, porque sempre haverá pessoas que superam você de alguma maneira e outras que estão longe de onde você já está.

 

Celebre suas vitórias e não se incomode muito com seus aparentes fracassos, porque a verdadeira vitória é aprender a viver sempre feliz e agradecido, sem depender do resultado de seus empreendimentos em qualquer área da sua vida.

 

Tenha interesse pela sua carreira, mas lembre-se de que ela é apenas algo que você escolheu fazer, e não o que você É de Fato. E o que você É de Fato é algo muito, mas muito maior do que sua carreira, seus bens ou seus afetos e desafetos, não importa o quanto você se identifique com eles. Lembre-se de que tudo que você ousar sonhar, e muito mais, já lhe foi proporcionado desde sempre e para sempre, e isso quase nunca se refere a coisas materiais. É uma herança cósmica que sempre pertenceu, pertence e pertencerá a você eternamente, e você pode até expressá-la na sua vida física se aprender a permanecer humilde diante do milagre que o criou, ao mesmo tempo em que se orgulha de fazer parte da GRANDIOSA INTENÇÃO AMOROSA DO SEU PAI CELESTIAL, o Qual, por sua vez, se torna humano através de você, sem economizar nenhuma virtude – quando você permite.

 

Na verdade, você é o Criador e a Criatura, o centro de um universo de pura inteligência, e tudo se origina de você e a você retorna a partir dos seus interesses e crenças. Portanto, você é livre para criar qualquer coisa, mas responsável por suas consequências. A vida humana é um delicioso e desafiador jogo de possibilidades ilimitadas, dependendo de como você a encara. Então, não se deixe enganar por suas aparências e instabilidades, porque você tem a capacidade e a liberdade de criar seu próprio céu ou seu próprio inferno, de acordo com suas crenças.

 

Não deixe de perceber as virtudes que existem por todos os lados, pois muitas pessoas se esforçam por ideais elevados, e de todas as maneiras a vida está repleta de heroísmo em todos os lugares.

 

Aprenda a ser você mesmo a partir da base do que Você É de Verdade; especialmente, não finja afeto, nem seja cínico sobre o amor, porque, diante de toda aridez e desencanto, o amor é tão perene quanto Deus, é o próprio Deus.

 

Entregue-se graciosamente às coisas da juventude, aceitando gentilmente o conselho dos anos, mas sem perder a curiosidade, a graça, a inocência e a confiança dos tenros anos da infância, pois esta é uma característica do seu espírito imortal.

 

Muitos medos nascem do cansaço e da solidão, os quais podem ser rápida e facilmente resolvidos, uma vez que você escolha se fortalecer a partir do seu espírito, compreendendo que nada há que se temer quando se entende e se vive a Verdade da Vida.

 

Não se esforce a partir da sua razão, cultive hábitos saudáveis e seja gentil consigo mesmo. Ame em primeiro lugar a SINGULAR OBRA PRIMA QUE VOCÊ É; porque você é uma criatura do universo, não menos que as árvores ou as estrelas, você tem o direito de estar aqui. E esteja ou não claro para você, não há dúvida de que o mundo e o universo estão se desdobrando como deveriam.

 

Portanto, tente viver em paz com Deus, seja qual for a forma como você o conceba. E quaisquer que sejam seus trabalhos e aspirações dentro da barulhenta confusão da vida, mantenha a paz em sua Alma e em sua Consciência.

 

Porque com toda a sua farsa, tédio e sonhos desfeitos, este ainda é um mundo maravilhoso. Seja alegre, brilhante e positivo.

 

Não se esforce para ser feliz, porque a felicidade gosta de se esconder onde menos a procuramos e fugir quando corremos atrás dela. Considere-a como um prêmio que já lhe foi dado quando você vivia nela sem conhecê-la — e ela nunca deixa de ser como o oceano em que você nada, rodeando-lhe por todos os lados. Mas se você realmente quer se esforçar, faça-o para conhecer, compreender e viver a Verdade, aquela que Liberta e é parte fundamental de qualquer alegria ou realização com a qual possa sonhar.”



Apesar da versão cósmica acima ser parecida com a original, eu posso lhe afirmar que há diferenças significativas entre elas (algumas até bem contundentes) no que se refere à postura do Ser frente aos desafios da vida. Abaixo irei dar alguns exemplos comparativos entre as duas versões, apenas para instigá-lo a se dar conta da importância das suas próprias posturas pessoais em seu dia a dia, as quais farão toda a diferença na Realidade Aparente que você cria ou atrai – e que chama de “sua vida” (como a conhece aqui). Procure observar a sutileza da versão cósmica nas entrelinhas de suas palavras. As diferenças só parecem pequenas, mas em alguns casos são enormes!

CASO 1 COMPARATIVO

Texto original: “Evite as pessoas agressivas e transtornadas, elas afligem nosso espírito.”

Versão nova (Cósmica): “Naturalmente, se você vive a partir do seu Eu Maior, então nem mesmo pessoas arrogantes ou agressivas podem prejudicá-lo, porque elas também são expressões da mesma Fonte Divina que originou você.

Percebeu que no poema original dá-se um tipo de abertura para aflição, aborrecimento ou prejuízo para o espírito? Como se alguém pudesse prejudicá-lo de verdade, e não só na ilusão do Faz de Conta mentalmente criado que você chama de “sua vida” (a qual não passa de mais uma aventura temporária de um Ser eterno e indestrutível brincando de ser aparentemente frágil, falível e mortal). É por isso que a Versão Cósmica de Desiderata (apresentada aqui) altera esta perspectiva e a coloca no seu devido lugar. Até porque você é SEMPRE 100% responsável por tudo que chega a você, e qualquer cenário não passa de um conjunto de provocações para ajudá-lo a DESPERTAR (seja qual for o cenário, incluindo até o mais terrível deles).

CASO 2 – COMPARATIVO

Texto original: “Mantenha-se interessado em seu trabalho, ainda que humilde; ele é um verdadeiro patrimônio perante as instabilidades do tempo.” (traduzido do original em inglês).

Versão nova (Cósmica): “Tenha interesse pela sua carreira, mas lembre-se de que ela é apenas algo que você escolheu fazer, e não o que você É de Fato. E o que você É de Fato é algo muito, mas muito maior do que sua carreira, seus bens ou seus afetos e desafetos, não importa o quanto você se identifique com eles. Lembre-se de que tudo que você ousar sonhar, e muito mais, já lhe foi proporcionado desde sempre e para sempre, e isso quase nunca se refere a coisas materiais. É uma herança cósmica que sempre pertenceu, pertence e pertencerá a você eternamente, e você pode até expressá-la na sua vida física se aprender a permanecer humilde diante do milagre que o criou, ao mesmo tempo em que se orgulha de fazer parte da GRANDIOSA INTENÇÃO AMOROSA DO SEU PAI CELESTIAL, o Qual, por sua vez, se torna humano através de você, sem economizar nenhuma virtude – quando você permite.

Maravilhoso!!!! Seu verdadeiro patrimônio vem do quanto você já acessa a Consciência Maior, e não de suas conquistas materiais ou profissionais.

CASO 3 – COMPARATIVO

Texto original: “Além de uma disciplina saudável, seja gentil consigo mesmo.”

Versão nova (Cósmica): “Não se esforce a partir da sua razão, cultive hábitos saudáveis e seja gentil consigo mesmo.

O texto original fala em ter, sim, uma certa disciplina (mesmo que saudável), enquanto o novo fala em não ser tão racional. Isso porque, de acordo com a sabedoria da Consciência Maior, a razão humana (e qualquer disciplina) deveria ser usada apenas como coadjuvante em seu dia a dia, para que a sua vida pudesse ser guiada pela sua intuição, pelo que vem dos sentimentos genuínos do seu coração. Em vez disso, as pessoas normalmente se autoimpõem disciplinas austeras guiadas por crenças adotadas, “compradas” ou emprestadas de terceiros, sem sequer dar uma pausa em suas vidas para poder SENTIR se estes seus conjuntos de valores se alinham com seus sentimentos genuínos – e acabam pagando muito caro ao engessarem suas vidas com disciplinas.

CASO 4 – COMPARATIVO

Texto original: “Faça tudo para ser feliz!” [Fim]

Versão nova (Cósmica): “Não se esforce para ser feliz, porque a felicidade gosta de se esconder onde menos a procuramos e fugir quando corremos atrás dela. Considere-a como um prêmio que já lhe foi dado quando você vivia nela sem conhecê-la — e ela nunca deixa de ser como o oceano em que você nada, rodeando-lhe por todos os lados. Mas se você realmente quer se esforçar, faça-o para conhecer, compreender e viver a Verdade, aquela que Liberta e é parte fundamental de qualquer alegria ou realização com a qual possa sonhar.”

Aqui os dois textos divergem diametralmente, porque a felicidade não necessita de esforço para ser atingida, apenas de uma ESCOLHA, uma decisão que se baseia em aprender a ser grato pelo que já se tem – o que sempre é passível de ser feito, basta mudar o FOCO. E daí, aquilo no qual você foca se expandirá!

Pois bem…. Eu lhe apresentei apenas 4 comparações. As demais ficam por sua conta.

O objetivo deste Post é o de mostrar que nem tudo que é famoso está necessariamente alinhado com as esferas mais elevadas do Ser – a começar por muitos livros tidos como “sagrados”!

(*) NOTA: Para ver a versão original, clique aqui.


E então…. gostou? Ficou curioso? 

Quer saber mais?

Então…. Vem comigo !

O livro “MANUAL DO HOMEM APAIXONADO – PARTE 1” está disponível aqui neste mesmo blog (onigya.com) na seção BOOKS do Menu. Ele contém muitas histórias cheias de Consciência, Amor, Paixão e Romance, tudo comentado por mim a partir de uma perspectiva mais elevada da vida (que vem diretamente de uma Consciência Cósmica — assim chamada no livro citado). Outros livros e sugestões também estarão disponíveis na sequência.

Boa sorte!

JORGE ZAHELL

Deixe seus comentários nos campos apropriados logo mais abaixo (em: Leave a Reply) e clique em POST COMMENT (postar comentário). Seu email não será publicado.

Imagem de Svetlanakv, por Pixabay

3 Comments Add yours

  1. Maria arlene. says:

    Lindas mensagem. Cada história que leio. Me vejo um pouco em cada uma delas. E me inspira e me mostra o quão grande sou. E principalmente a capacidade que temos de seguir em frente. Por mais difícil que pareça. Parabéns jorge. Estou encantada com cada uma que li!

    Liked by 1 person

    1. Jorge Zahell says:

      Muito obrigado!
      É para VOCÊS, leitores, que cada palavra é escrita. E o objetivo é espalhar mais Consciência por esse mundo, ampliando a percepção sobre “Quem Somos de Fato” e sobre “O Que a Vida É” (além das meras aparências captadas por nossos parcos 5 sentidos humanos).
      Tem muito mais material vindo por aí.
      Aprecie!

      Jorge Zahell

      Like

  2. Canella says:

    Gratidão Pela Luz Compartilhada Sempre ✊🏾💕👀

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s